STARTUP OFERECE SOLUÇÃO PARA DEMANDAS DIÁRIAS DO PRODUTOR RURAL

Inovação em ferramentas de agricultura de precisão é o lema da empresa de Piracicaba

Criada em 2016, a Drop Agricultura é uma das startups incubadas pela Esalqtec (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) que é especializada em desenvolver soluções para aplicação localizada de insumos agrícolas por meio de ferramentas de agricultura de precisão. A empresa é liderada por Franz Arthur Pavlu, que após mais de 10 anos de experiência no mercado de agricultura de precisão, decidiu criar sua própria companhia.

“Depois de trabalhar com ferramentas para agricultura de precisão, fundei uma consultoria para assistir empresas que desejavam inserir produtos do segmento em seu portfólio. Por conta desta atividade, percebi a necessidade de resolver todo ‘o problema do cliente’ que procurava este tipo de equipamento e não só fornecer a tecnologia para resolver parte da questão”, explica Franz Pavlu, CEO da Drop Agricultura.

A startup estabeleceu uma parceria com o Avance Hub e recebeu o convite para participar do hub de inovação da Coplacana, na edição da Agrishow daquele ano. A empresa também passou pela mentoria do hub por meio de Klever Coral. Além de ser uma startup integrada ao Avance Hub, a empresa fornece máquinas e equipamentos também na área de agricultura de precisão para a cooperativa.

Muito mais que uma parceira da Coplacana, a startup sempre está trabalhando no desenvolvimento de novos produtos sem deixar de aprimorar os projetos já em andamento.

A Drop Agricultura desenvolveu um programa de manejo inteligente e consciente de nematóides (vermes parasitas de animais, insetos e plantas) na cultura da soja aplicando produtos biológicos em área total e química apenas nas reboleiras da praga. Sensoriamento remoto e amostragem georreferenciada no campo são algumas ferramentas utilizadas pelo Nematchau que atende a carência de gerenciamento da praga na lavoura que pode causar perdas de até 16 bilhões de reais ao produtor rural por ano quando não controlado.

“O emprego das novas tecnologias vem revolucionando a maneira de como se aplica defensivos agrícolas, visando sempre uma redução no custo e um manejo mais sustentável. O recurso pode aumentar o tempo de vida das moléculas e gerar uma redução de custos considerável”, explica Pavlu.

A empresa também trabalha com outros segmentos como na área de desenvolvimento de máquinas. Ela desenvolve o equipamento e os algoritmos que se integram às máquinas que são capazes de solucionar o problema do agricultor do início ao fim. “Isso é uma das nossas propostas de valor, que traz retorno para a empresa e para nossos clientes”, ressalta.

Em paralelo, a startup desenvolve o mapeamento com imagens de satélite e realiza o planejamento de aplicação localizada para nematóides, taxa variável e plantabilidade. O serviço serve para Aplicação de Fungicidas, Cupinicidas e Inseticidas, Aplicação de Inoculantes Líquidos, Corretivos e Fertilizantes, Defensivos Químicos e Biológicos e Tratamento de Sementes no Solo.

Outro setor de atuação é o de análise das dores do cliente, onde a startup analisa minuciosamente o problema apresentado e elabora uma solução específica.

Para o futuro, a Drop planeja impulsionar as vendas do Nematchau. A empresa tem planos de expansão dos negócios e mantém 5 projetos em andamento que, em breve, devem se tornar produtos comerciais.