Piracicaba vai sediar o Fórum Regional de Inovação Agropecuária
A Prefeitura de Piracicaba, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz/ Universidade de São Paulo), Coplacana e Sebrae realizam no dia 12 de março, a partir das 13h00, o Fórum Regional de Inovação Agropecuária (FIA). O evento acontece no Anfiteatro do Centro Canagro José Coral.
Por meio de palestra, oficinas e painéis, o FIA reunirá agendas estratégicas de inovação tecnológica alinhadas ao constante crescimento do agronegócio. Trata-se de uma plataforma de interlocução entre o Governo e a Sociedade, qualificando debates amparados por dados científicos, que pretendem garantir maior visibilidade ao país, acelerando a exportação de modelos tecnológicos brasileiros para a agropecuária, estimulando investimentos.
Outra ação está ligada à promoção dos Polos Tecnológicos Agropecuários, que terão como finalidade estimular e fomentar coordenadamente a pesquisa, o desenvolvimento tecnológico e o surgimento de novos negócios a partir da mobilização de universidades; instituições científicas e tecnológicas; empresas e produtores rurais; empresas nascentes de base tecnológica (startups e spinoffs); empresas ofertantes de tecnologia, entidades do Sistema S e órgãos ou entidade da administração pública federal, estadual ou municipal, entre outros.
“Piracicaba é conhecida pela sua força no agronegócio e a presença de universidades com muitos cursos voltados para a área, fatores que transformaram o município em um polo de agtechs, as startups do agro. Hoje, Piracicaba tem 41 empresas listadas no radar Agtech Brasil 2019, levantamento feito pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), ficando atrás apenas de São Paulo. A criação do Parque Tecnológico, em uma de minhas gestões, foi um dos incentivos para esse crescimento. O Fórum Regional de Inovação Agropecuária será uma grande oportunidade para discutir esse cenário que une agronegócio e tecnologia”, avalia o prefeito Barjas Negri.
Outro objetivo do Fórum é, também, identificar as dificuldades e oportunidades para promover o ambiente de inovação agropecuária por meio de debates com atores regionais para qualificar a tomada de decisão dos rumos da agricultura brasileira, no cumprimento do desafio nos próximos anos de aumentar a produção agrícola nacional, por meio da tecnologia e da inovação.
“O desafio é aumentar em cerca de 80% a produção agrícola nacional, por meio de tecnologia e inovação, até 2050”, ressalta Luís Cláudio Rodrigues de França, diretor do Departamento de Apoio à Inovação para Agropecuária, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Para o professor Durval Dourado Neto, diretor da Esalq/USP, “o Fórum é uma oportunidade para o debate sobre as tecnologias já disponíveis em agricultura digital, bem como sobre os desafios, oportunidades e metodologias para desenvolver soluções inovadoras sustentáveis e ações de empreendedorismo para transformação do conhecimento em riqueza para o bem comum de toda sociedade”.
Tirso Meirelles, presidente do Sebrae-SP, revela que a sustentabilidade da atividade agropecuária está diretamente ligada ao aprimoramento da competitividade de todos os elos envolvidos no agronegócio. “Este fórum vai integrar esforços e conhecimentos para identificar oportunidades de desenvolvimento de soluções para o produtor rural, além da aproximação entre diversos agentes envolvidos no ecossistema”, analisa Meirelles.
O Fórum tem apoio da Afocapi, Avance, Casa do Produtor Rural da Esalq/USP, Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMCTI), CDRS (Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável), EsalqTec – Incubadora Tecnológica, Faesp/Senar, Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq) e Sindicato Rural de Piracicaba e Região (Sindirp).
SERVIÇO – Fórum Regional de Inovação Agropecuária (FIA). Dia 12/03. Credenciamento a partir das 13h00, no anfiteatro do Centro Canagro José Coral, avenida Luciano Guidotti, 1.937, Caxambu, Piracicaba. Inscrições online podem ser feitas no link bit.ly/ForumInova. Informações pelo telefone (19) 3401-2200.
Eleni Destro
Centro de Comunicação da Prefeitura de Piracicaba
Deixe um comentário